sexta-feira, 21 de agosto de 2009


Mulher tem maior resistência muscular
Fonte: BemStar
Publicidade


Graças ao poder do hormônio estrógeno, o sexo feminino é menos propenso ao cansaço dos músculos. Um estudo apresentado no último encontro anual da Sociedade Americana de Fisiologia, em Portland, nos Estados Unidos, revelou que a resistência muscular das mulheres seria três vezes superior à dos homens.

A pesquisa foi feita na Universidade do Colorado, também localizada nos Estados Unidos, onde um grupo de cientistas americanos avaliou cerca de vinte participantes de ambos os sexos enquanto praticavam atividade física.

Nos exercícios em que testaram os músculos flexores do cotovelo, por exemplo, os voluntários tiveram que manter os braços em uma posição rígida enquanto medíamos o tempo. Em seguida, deviam segurar uma sacola no punho com um peso equivalente a dois sacos de compras. Os resultados foram surpreendentes.

As mulheres demonstraram ser capaz de manter a contração dos músculos por 75% a mais de tempo. Investigações prévias haviam chegado a conclusões similares. Mas esse estudo revelou as razões sobre as diferenças da resistência muscular. As mulheres parecem ter melhor circulação nos músculos, que se tornam menos propensos ao cansaço.

Outra descoberta do estudo apóia essa teoria: a pressão sangüínea das mulheres e o ritmo cardíaco também eram mais baixos que os medidos nos homens. Os estrógenos promovem a circulação sangüínea.

A equipe ainda descobriu que as mulheres resistem mais que os homens durante o trabalho aeróbico. Os estrógenos, de novo, podem explicar essa vantagem feminina. Esse hormônio parece ajudar o corpo a conservar os carboidratos de maneira que as mulheres mantêm a energia para usar na hora dos exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário