segunda-feira, 30 de novembro de 2009

MUSCULAÇÃO PARA CRIANÇAS


Crianças e jovens devem receber orientação correta para atividades físicas regulares

A questão não tem uma resposta simples, uma vez que a oferta nas academias são numerosas. Então, qual seria a atividade mais indicada para crianças e jovens? As crianças podem fazer musculação?

Como o sedentarismo tornou-se epidêmico, com o contraponto de pessoas que praticam exercícios físicos de forma extenuante, é importante que os pais estejam alertas também para os excessos, não deixando seus filhos à mercê de influências de culto ao corpo, com riscos à saúde.

Os problemas que envolvem algumas práticas físicas são as falsas ideias propagadas que se transformam em mitos, observa o educador físico Humberto Barroso da Fonseca. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que a musculação era só para jovens que desejavam esculpir seus corpos com músculos.

Hoje, a musculação orientada (ou trabalho de força) é indicada para várias idades, inclusive para idosos. No caso das crianças, há restrições com a atividade que não receba suporte de um médico do esporte e também de um educador físico.

Cedo demais, não!

"O que precisamos questionar é qual a motivação dos pais (como no caso de algumas crianças bem pequenas que aparecem com músculos delineados, na internet) para conduzirem seus filhos ao treinamento tão cedo", diz o educador físico. Pondera, por outro lado, que muitos pais creem que sua escolha é acertada quando estimulam seus herdeiros de sete, oito anos a praticarem judô, embora nem imaginem que os pequenos levantarão outra criança de 30 quilos, o que para eles já é também uma sobrecarga, capaz de causar prejuízos à sua estrutura presente e futura.

As crianças não devem também ser estimuladas cedo demais aos esportes competitivos, avisa Humberto. Dentre tantas, ele se refere à prática do basquete, cujo mito é que esse esporte leva seus praticantes, precocemente, a crescerem mais do que a média das pessoas.

"Na realidade, o que ocorre é que cada esporte seleciona o atleta com o biotipo adequado para seus movimentos e manobras. Portanto, os garotos mais altos são sempre eleitos para os times de basquete e vôlei", sinaliza.

Todo esporte contribui muito para o desenvolvimento físico do praticante, desde que bem acompanhado e orientado. Humberto costuma dizer que a prática física é bastante similar à dosagem de medicamento, pois o mesmo que pode curar, em altas dosagens, poderá prejudicar.

Pensar na atividade física sempre de acordo com as próprias necessidades do indivíduo é o mais indicado, mesmo porque, após a avaliação física, a criança, o jovem, o adulto e, também o idoso, devem se tornar responsáveis por aquilo que abraçam praticar com satisfação e sabedoria.

Dr. Marcus Strozberg acrescenta, às palavras do educador físico, o fato de alguns esportes exigirem, de fato, que o atleta ou desportista tenha uma meta a ser alcançada. Por isso, eles almejam uma alta performance. O que jamais deve ser exigido de crianças e idosos, pelo contrário, para estes, quanto mais prazerosa for a prática, mais fácil e satisfatória será sua continuidade pelos praticantes.

O objetivo é criar hábitos saudáveis, que só podem ser mantidos com estímulo. Estudo recente revela que crianças de até 12 anos com um dos pais ativo, têm 30% de chances de se modelar em seu genitor. Com os dois pais ativos, esse percentual cresce para 70%".

Atitude

"Crianças e adolescentes que fazem exercícios devem ser supervisionados por um educador físico"
Dr. Marcus Strozberg (Médico do esporte)

"Pesquisas revelam que os pais não levam a sério a obesidade e inércia dos filhos"
Humberto da Fonseca (Educador físico)

Entrevista com o Dr. Marcus Strozberg

Jogos lúdicos e brincadeiras são para as crianças e os esportes para os jovens

A partir de que idade é indicado praticar musculação?
Esta questão é muito controversa. De fato, não há uma regra geral, embora costumamos dizer que a liberação para as atividades de força devam ocorrer assim que o jovem entra na maturação biológica (por volta dos 14, 15 anos). Isto é distinto para cada um dos sexos e depende da constituição familiar.

Uma criança pode pegar peso?
As atividades na infância devem ser mais as lúdicas e leves possíveis, com brincadeiras.

O que os pais devem fazer?
As crianças e os jovens hoje passam muito tempo parados diante da TV, computador e videogame; eles precisam estar mais ativos. A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte recomenda que a escolha da atividade seja a mais satisfatória, de forma a tornar possível se manter ativo a vida inteira.

Estar em academia é bom?
As academias não estão preparadas para receberem crianças, portanto, como o ambiente é muito diverso, disperso e com objetivos distintos, não vejo como um ambiente para crianças.

Médico, especialista em Medicina Esportiva e-mail: strozbergmedsport@uol.com.br

por ROSE MARY BEZERRA

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário