domingo, 10 de abril de 2011

TREINAMENTO FUNCIONAL

O Core é uma unidade integrada composta de 29 pares de músculos que suportam o complexo bacia-pélvis-lombar.
Cada músculo do nosso corpo exerce uma função específica, funciona de maneira integrada, coordenada pelo cérebro. O mesmo acontece com os desportistas que fazem maravilhas com o corpo. Tudo isto acontece graças ao fortalecimento dos músculos que dão ao corpo uma capacidade de combinar e executar centenas de diferentes movimentos.

Apesar disso, milhares de pessoas estão impossibilitadas de praticar desportos ou mesmo fazer exercícios. Elas sofrem porque um grupo muscular, que exerce um papel fundamental para o bom funcionamento do corpo, não é treinado de forma adequada. Refiro-me aos músculos profundos localizados numa região do corpo conhecida como core.



Tem as seguintes funções:

1. Manter um adequado alinhamento da coluna lombar contra a acção da gravidade;

2. Estabilizar a coluna e pélvis durante os movimentos e

3. Gerar força para os movimentos do tronco e prevenir lesões.


Os músculos são responsáveis também em dar a forma à cintura, proteger a cavidade abdominal, manter a bacia na posição correcta e ajudar a manter o tronco controlado em inúmeros movimentos desportivos. Vários desportistas treinam bastante esses músculos, como é o caso do pugilista, ginastas, atletas de artes marciais, etc.
Para a maioria dos desportos, ter o core forte é um factor de importante para um melhor rendimento. O enfraquecimento destes músculos tem consequências por vezes desagradáveis: alterações na posição da bacia, flacidez abdominal, dores na coluna lombar e até mesmo favorecendo o aparecimento de hérnias nos discos intervertebrais.

Os homens, quando engordam, tendem a aumentar a quantidade de gordura em redor da cintura, com predominância acima do umbigo, formando o famoso “pneu”, sobrecarregando ainda mais a região lombar, principalmente quando os músculos do core, particularmente os profundos estão enfraquecidos. Nas mulheres, durante o período de gravidez, os músculos da parede abdominal são alongados à medida que o feto vai aumentando de tamanho, provocando um aumento acentuado da curvatura da região lombar.

Por todas estas razões é fundamental que seja dada uma atenção especial aos músculos desta região. No entanto é, importante lembrar que ao fazer os exercícios chamados “abdominais tradicionais” estará a fortalecer os músculos superficiais e não, como a maioria imagina, a proteger a coluna ou mesmo a queimar gordura.

Para atingir este objectivo,é necessário por um lado fazer exercícios do tipo aeróbios (caminhada, corrida, bicicleta, etc.), que estimulam a mobilização da gordura como fonte de energia e por outro, manter / aumentar a massa muscular.

O que mudou no treino
As novas pesquisas mostram que alguns músculos localizados nesta região do corpo, particularmente os internos do tronco na estabilização da coluna, (em particular o transverso do abdominal, multifídos e rotadores da região lombar), estes músculos profundos contribuem para o suporte da coluna vertebral, manutenção da rigidez e produção dos movimentos mais finos, sendo essenciais na própria função e controle da região lombar.

Isto significa que fazer os exercícios abdominais tradicionais, flexão do tronco sobre a anca, com as mãos na nuca, e suas variações, acentua o fortalecimento da musculatura superficial, ou seja, do Grande Recto e os Oblíquos.

Perante estas evidências, para prevenir dores na coluna, fortalecer os músculos que dão sustentação à coluna lombar, é importante iniciar um treino utilizando exercícios isométricos (estáticos) que destacam o desenvolvimento da estabilidade e força dos músculos citados.

Os exercícios denominados em “prancha”, realizados na posição ventral, dorsal e lateral devem ser incluídos no treino para, primeiro, fortalecer os músculos profundos, estabilizadores da região do core e, a partir daí, incluir exercícios para aumentar a força e posteriormente a potência do core.
Esta é a nova recomendação para o treino equilibrado da região mais importante do corpo sob o ponto de vista funcional.



PRANCHA VENTRAL





Primeiro fique na posição inicial de uma flexão de braço normal.
Agora abaixe seus braços 90 graus e descanse seu peso nos seus ante-braços, como na figura. Seu objetivo é se manter nessa posição,com as costas retas, o máximo que conseguir.

A prancha ajuda a desenvolver a força no seu tronco, ombros, braços e glúteos (o famoso bumbum!), fazendo assim que esse exercício seja um ótimo pré-requisito para treinamentos focados em levantamento de pesos mais pesados ou para pessoas que praticam esportes de alta intensidade. Mesmo que você não esteja movendo ou levantando peso algum você está contraindo seu abdomen para se manter na posição.

Este exercício e suas variações trabalha principalmente o CORE (musculaturas da parte central do corpo, tronco), que tem como finalidade melhorar o equilibrio e

A maioria das pessoas normais, não conseguem se manter mais do que 30 segundos na posição, quando tentam pela primeira vez.

Mas se mantenha firme !!! Se você conseguir se manter na posição da Prancha por mais que 2 minutos com facilidade, você pode passar para uma das versões mais difíceis.

Levante uma perna. Com o simples movimento de levantar uma perna no ar, você aumentará dramaticamente a força exercida no seu tronco, para lutar contra a tendência natural do seu corpo de rodar.

Levante um braço. De novo, seu corpo seguirá a tendência de cair para um lado. Não deixe !!! Mantenha-se na posição !!!

Na foto tem a correta posição do exercício e uma linha que diz quão forte você está no exercício.

De 0 à 30 seg = iniciante.

De 30 seg à 01 minuto = intermediário.

De 1 à 1 minuto e meio = avançado.

De 1 min e meio à 2 mins = super-avançado.

Na posição de flexão, apoie os cotovelos no chão e concentre o peso do corpo no antebraço. Seu corpo deve ficar reto. Contraia o abdômen e segure a posição por 60 segundos. Se você não conseguir, segure por 5 a 10 segundos e descanse 5 segundos, até chegar a 1 minuto.
Dica: Mantenha os quadris e os joelhos fora do solo.

Variações







Nenhum comentário:

Postar um comentário